Moldagem rotacional

Moldagem rotacional

 

 

 

MOLDAGEM ROTACIONAL É NA RESIPLASTIC

 

Adquira seus produtos na Resiplastic. Já são 30 anos de história, e levando até você os mais variados produtos, sempre respeitando as normas de segurança e as especificações definidas por você, cliente.

Com sedes espalhadas por todo o Brasil, a Resiplastic se orgulha em ser referência e fornecedor preferencial a grandes grupos que optam ou necessitam de soluções em Rotomoldagem. Conheça agora nossos produtos e faça um orçamento, adquira com quem entende do assunto. Compre na Resiplastic.

 

 

 

COMO É O PROCESSO DE MOLDAGEM ROTACIONAL

 

Amplamente utilizada em processos do setor da indústria, a moldagem rotacional – também conhecida como fundição rotacional ou rotomoldagem – tem, como função, modelar peças plásticas. Isto é, realizar a transformação de termoplásticos que, a uma temperatura elevada, começam a apresentar alta viscosidade, permitindo a moldagem.

Polipropileno, polietileno e policloreto de vinil – conhecido como PVC – são alguns exemplos de termoplásticos que podem ser transformados graças a moldagem rotacional.

Desse processo de moldagem rotacional podem originarem-se peças simples e até mesmo peças de alta complexidade. Entretanto, a vantagem desse processo é o seu custo de produção baixo em relação a outros processos que têm o mesmo objetivo, como, por exemplo, a vácuo, injeção e sopro, que são mais caros ao fabricante, o qual consequentemente vai repassar o valor final mais caro ao cliente.

Para se ter noção da variedade de produtos que a moldagem rotacional é capaz de realizar, é possível falar das peças com características únicas, como as peças ocas e herméticas e de grandes proporções, como tanques e silos de alta capacidade.

 

O processo de moldagem rotacional é realizado em quatro fases:

 

    • Carregamento da matéria-prima com o molde
    • Aquecimento
    • Resfriamento do molde
    • Desmoldagem da peça

 

 

O material termoplástico é inserido na cavidade do molde ainda em forma de pó. Sua quantidade é determinada para que o produto fique com a espessura desejada. Na sequência, o molde é fechado e colocado em um forno que será girado vertical e horizontalmente.

Esse movimento faz com que o molde distribua o material – já em início de fusão – sobre suas paredes graças ao efeito de força centrífuga, e isso resulta na criação de uma película. Quando o tempo de moldagem rotacional termina, o molde é retirado do forno e resfriado (nos processos que envolvem calor) para manutenção da forma da peça. Em seguida, o produto é retirado do molde.

 

 

Para saber mais sobre Moldagem rotacional

Ligue para 11 4543-6700 ou clique aqui e entre em contato por email